quarta-feira, agosto 18, 2010

Escaldão



Estranha a facilidade com que se diz, como tantas vezes se ouviu nos últimos dias, que a Rússia, a Mãe Rússia, atravessou a maior onda de calor em mil anos.
Que Termómetro Milenar usarão?
Será que se baseiam na literatura comparada e partem de um texto do século XI em que se diz "faz um calor do caraças, mas aguenta-se, cáspite!" e chegam a um blogger russo do século XXI que diz "está um calor do caraças, não se aguenta" e daí arrancam para a conclusão de que isto aqueceu, e muito, em mil anos?

2 comentários:

agilulfo disse...

Numa era de coisas geneticas, ciberneticas e bioeticas e' bom lembrar que a desprezada geologia tambem e' uma ciencia.
Essa citacao tem origem em climatologos russos e baseia-se em estudos de depositos sedimentares dos velhos lagos siberianos. Considerando que existou um periodo mais quente por volta do ano 1000 e uma "pequena idade do gelo" do sec XVI ao sec XIX nao e' uma afirmacao assim tao disparatada.

durtal disse...

Aí está informação não transmitida pelas 'talking heads'. Infelizmente.
Ágil ulfo a geólogo residente num mass medium qualquer, já! Pode ser mesmo em Portugal.
Mesmo assim, falar em 'lagos siberianos' e 'uma pequena idade do gelo do séc XVI ao séc XIX' é equivalente; e extrapolar para toda a Mãe Rússia é como pegar na média anual de temperaturas da Amareleja e daí jurar que é impossível que neve em Bragança.
Just kidding, pá. Contributo validíssimo, como sempre. Já escolheste as sapatilhas? ;)