
21 gramas, mais cousa menos cousa, é o que pesa a alma do guitarrista. Tetuzi Akiyama. E tem uma irritante tendência para fugir para a direita, a alma. Tipo Julio Iglesias, a fronha.
Adoeceu, viu o jogo pela televisão e até ficou doente. Então não é que "ver os jogos pela televisão tem um grande problema, é que assistimos às repetições"? É verdade, é. Um gajo é obrigado a ver 90 minutos de miséria e ainda nos obrigam a rever as piores partes, e rever, e rever... Um dia ainda se lembram de emitir a cores, e aí então ninguém aguenta.
Um gajo, ou gaja, ouve aquilo em disco e diz "isto é muito bom", um gajo é moderado, contido... Mas vê-se o rapazola ao vivo a fazer magia com um violino, um teclado MIDI, sabedoria, loops, talento, microfones unidireccionais, génio, técnica, jeitinho, pedais de repetição, uma digestão bem feita da enciclopédia musical, um certo surrealismo libertário nas letras, ideias, ideias, e mais ideias, o delay certo e muito bom gosto, e tendemos a adjectivar muito. Rai's parta o gajo, Owen Pallett de BI, orquestrador dos Arcade Fire, Final Fantasy o nome com que cá aterrou. Vamos adjectivar: magnífico. Um caso raro, muito raro. Faz tudo sozinho em palco, coisas belíssimas. Mas consta que se atrapalha com muitas panelas na cozinha.
Os Comets On Fire no Porto, no Porto Rio, Sábado passado, e completamente passado. Talvez algumas palavras de outros sobre este gang ajudem... Village Voice: "os concertos dos Comets estão, cada vez mais, a adquirir o estatuto de lendários"...; Julian Cope (grande, grande homem...): "merecem gratidão pelos melhores riffs desde sei lá o quê". Declaração de interesses: o 2º senhor a contar da esquerda é um dos meus heróis, o Ben Chasny, senhor Six Organs Of Admittance. "Chasny: equal parts madman and genius folk hero". E já há uns anos que não via um concerto tão insano que um dos guitarristas (Chasny) ficou com a guitarra agarrada à parede, presa, depois de um choque, e continuou a tocar no instrumento supenso. E que bem... O rock, por vezes, soa eterno e soa estranho. Eterno esquematicamente e estranho porque uma mesma canção pode entrar numa compilação chamada "Great Mutants Of Rock" e num qualquer "Giants of Rock" vendido na TV Shop. Os Comets vagueiam por aí, yeah, é mesmo o que eles fazem. E sabem. E que bem...


