sexta-feira, dezembro 21, 2007

E afinal sempre me deu para o campestre...






Não foi agora o concerto, nem na semana passada, mas já me tinha apetecido falar aqui de In Gowan Ring.
Há pouco tempo, um fim de semana muuuito bom em Trás-os-Montes, naquele bocado de Trás-os-Montes que é chamado de Terra Fria, e de cuja adega sai um belo vinho (em certos anos, muito belo) chamado Terra Quente. Um telefonema a meio da tarde de Domingo, e o amigo deste blog(ue) João Filipe avisa que arranjou bilhetes para um concerto daqueles só para poucos amigos, tipo Clã ou Blind Zero a tocar na despensa para metade dos inscritos no clube de fãs. Já conhecia a música muito simpática do irlandês com um nome, imagine-se, mesmo à irlandês, B'eirth. Corre-se para o Porto e ouve-se desfiar pequenas grandes proezas com guitarras de formas e cores estranhas construídas pelo próprio, e ainda harmónio e violino, tocados daquela forma tão... boa que até mete nojo, pela, uhum, pianista dos Current 93, de volta ao Porto que ela me disse adorar naquela tarde já antiga em que passeámos de mão (quase) dada pelos prados de Santa Apolónia e Xabregas... Uma irlandesa a viver em Itália e a aprender português, que me pedia que falasse em portuense... Ai, ai. Nunca estive tão perto de fazer parte dos Current 93.
Adiante... o B'eirth contou inúmeras histórias, e a que terá surpreendido mais malta foi a de que viveu quase dois anos em Montesinho, Bragança. Eu ouvia o que o gajo fazia, pensava eu, a partir da Irlanda, mas estava mesmo aqui ao ladinho.
Outro pormenor da última noite perfeita de um fim de semana perfeito: na primeira foto desta posta aparecem dois cd's. O "Birch Book" é o último disco do B'eirth, o outro é... o bilhete do concerto. Então é assim: em certas noites perfeitas, um gajo e gaja e o amigo vão a um concerto, pagam uma quantia perfeitamente razoável e recebem no momento uma capa excelente para um disco que vão receber depois em casa com a gravação da parte musical da noite perfeita. O concerto. Isto foi apenas a primeira, pelos vistos é para continuar com um belo catálogo. Assim sim, sim.
Tudo isto para dizer: já tinha avisado que podia dar-me para o campestre, e In Gowan Ring é coisa de mestre.

(fotos de telemóvel, tirando a do belo do bilhete)

Sem comentários: