terça-feira, abril 11, 2006

e esta hem?...


Nao e que os nossos amigos italianos nao deixam de nos surpreender?... Nao so estao totalmente divididos em manter o Berlusconi no poder ou dar-lhe um valente chuto no traseiro, como organizam assim a suas votacoes...


"HOMENS PARA UM LADO, MULHERES PARA OUTRO

Para alguém que nunca votou a surpresa é total. E mesmo entre os eleitores experimentados a reacção é, muitas vezes, de estranheza. Não acontece em todas as secções, mas repete-se em muitas. Em Itália, os cadernos eleitorais estão organizados em duas listas, uma de homens e outra de mulheres. E nestas eleições, "por motivos de organização", a maior parte dos presidentes de mesa decidiu colocar cartazes "homens", "mulheres" e dividir as filas pelo sexo.
Aurelia, 19 anos, está prestes a votar pela primeira vez na vida. [...] Quando avança, espera-se que decidida, depara-se com a dupla fila, e com a indicação que nesta mesa de voto se faz separando "machos" e "fêmeas". "É como para ir à casa de banho... Não fazia ideia."
[...]
"Estatística" e "organização", uma vez que as listas sempre assim estiveram divididas, são as palavras mais usadas pelos escrutinadores, presidentes de mesa ou observadores. [...]
"Sempre houve dois registos diferentes. Antes devíamos chegar e perceber onde é que devíamos fazer fila. Por isso, simplesmente por uma questão de facilidade, decidiu-se desta vez que era melhor organizar assim o voto", resume Demetrio Fedel, responsável pelos observadores do centro de Roma da Força Itália. "Para nós é normalíssimo."
Graziella Falconi, dirigente dos Democratas de Esquerda (pós-comunistas, maior partido da oposição), também insiste na normalidade. "As listas organizaram-se assim... É a divisão natural, a primeira divisão, digamos", explica. "E depois homens e mulheres não votam da mesma forma e assim sabemos com mais rapidez como votaram."

in Publico, 11/04/06

sem mais comentarios...

2 comentários:

jonesy disse...

Cara MetisAlfa,
Creio não nos conhecermos pessoalmente, sinal que um de nós não tem ido às reuniões de condomínio, mas desde já agradeço a amabilidade de teres posto aqui esta posta, pois creio ser (sempre) importante divulgar estas aberrações sociais. Estou chocado, estupefacto. Parafraseando-te, "sem mais comentários...".
Kind regards,
João Lopes

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Player free mp3 music downloads valtrex side effects Abude butalbital