sábado, julho 01, 2006

Rock with Rio


E pronto, lá vai o gajo do 3º esquerdo opinar outra vez... Mas desta vez é para dizer bem! É que, pela primeira vez em muitos anos, está-se bem no Porto... Chove cada vez menos e as temperaturas são mais amenas do que há, digamos, uns 5 anos. As pessoas do Porto estão diferentes para melhor, já se respeitam mais umas às outras, já não falam tão alto, cospem menos para o chão, porque o chão do Porto está muito mais bonito; as nossas praias são absolutamente fabulosas; a movida nocturna está de fazer inveja a qualquer grande cidade europeia, e se quiserem confirmar é só irem ao café Âncora D' Ouro; a gloriosa sala de visitas do Norte, a Avenida dos Aliados, deixa qualquer um estupefacto; temos um circuito urbano de corridas de automóveis e velozes atletas africanos a pé que rivaliza com o do Mónaco, e a custo zero, porque a Metro do Porto, graciosa, quis fazer essa oferta à cidade. Desde que o Governo aprove uma linha de metropolitano a passar por ali, o que só não fará se estiver de má-fé ou drogado; por falar em drogados, são cada vez menos deles a arrumar carros, e vemos o fenómeno inverso por exemplo em Matosinhos, o que prova que só nós é que soubemos mesmo arrumar a casa; sinto um ambiente de profunda liberdade para dizer tudo isto, um ar puríssimo que me faz uno com o mundo e com a minha cidade. Posso receber o meu subsídio agora?

1 comentário:

jonesy disse...

Belíssima foto!
Quanto ao conteúdo, concordo na generalidade, na especialidade é naquela... Também é segunda de manhã, dá muito trabalho raciocinar, e então escrever sobre o Porto... Que, na verdade, continua sujo, escuro, e com falta de civismo aqui e além, mas quem sou eu? No entanto, já estive para postar uma coisa como a tua, mas ao contrário:
- Onde é que estão os grandes planeamentos urbanísticos, novas avenidas, alargar ruas, novas ruas, deixar a luz entrar nas ditas?
- Arquitectura paisagística?! Jardins, espaços verdes, espaços de lazer... Vide as cidades da Alemanha, vide o aquilíbrio cidade/ecologia/ambiente.
- Granito, pedra, mármore do Médio Oriente... Verde, queremos verde, menos ais, menos ais...
- Limpeza, combate à poluição visual, limpeza de edifícios - caríssima, claro está -, levantamento de entulhos, de lixos...
- Pontes, mais pontes, mais ligações à margem sul. Pontes pedonais, embelezamento da zona ribeirinha, mais luz, menos obstáculos à fluidez do trânsito e pedonal.
- Verdadeira política habitacional, povoar o centro, povoar a baixa, com incentivos, alindamento, "avivamento"...
- Permitir, impulsionar, pensar - e outras coisas com ar -, a Baixa, as praças, a ribeira, etc. Cadé as esplanadas dos Aliados? Os hoteis? Os cafés abertos até tarde? A vida das grandes praças europeias? E não me venham com Lx, que não serve de ex., por a Av.Augusta e praças adjacentes serem um aborto à noite... Pensem, reabilitem, mexam-se!
- Ou, por outro lado, mexamo-nos nós, pois também podemos ser empreendedores. Exs.? Há muita malta a abrir lojas e escritórios para os lados da ribeira, pessoal que acredita, que reabilita, que investe. Conheço alguns, ainda não ouvi falar de arrependimentos.
E mais não digo - também não era suposto ter chegado até aqui, mas qu ese dane. Viva tu, 3º, e viva o Porto, na sua singularidade geradora de "amor/ódio".