sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Arcebispiada, plagiando Jose Afonso


Uma das instituicoes mais bizarras do Reino Unido e’ a “Curch of England”, um anacronismo que e’ obviamente uma reliquia das disputas religiosas do XVI e XVII, da exigencia de uma autonomia politica em relacao ao continente. O pais declarou indepencia do Vacticano controlado pela Franca e o imperio sacrossanto pelas mesmas razoes que o cardeal Richelieu se aliou aos turcos contra paises cristaos; primeiro os interesses dos estado depois as exigencies da moral religiosa.
Esta organizacao tem como director geral, visto que o cargo de presidente honorario e’ ocupado pelo monarca em exercicio, o Arcebispo da Cantuaria, neste momento o Sir Rowan Douglas Williams, “Primate of all England”. Deverao lembrar-se de como os “civil servants” davam a escolher ao primeiro-ministro o cargo de arcebispo na serie “yes minister”. A escolha era entre um conservador inocuo, mais preocupado com o cricket e em ter o copo de brandy cheio, e um radical que poria em risco a propria existencia da igreja. Sir Rowan e’ obviamente do primeiro tipo. Mas esta’ a comecar a acreditar que pode ser como os “outros” ,os lideres da religioes a serio. Numa cultura de estrelas dos media e’ natural que o arcebispo tambem deseje os seus 15 minutos, em especial depois de um Papa polaco muito pop. Para isso faz das afirmacoes mais disparatadas mas que lhe garantem atencao mediatica nos telejornais da noite. Ja’ defeniu as novas formas de pecado, como a utilizacao do aviao para efeitos ludicos (nada sobre os 4x4 que o seu rebanho tanto gosta de utilizar). Ontem saiu-se com esta: o Reino Unido deveria permitir a utilizacao de tribunais especias para certas questoes legais como casamento, divorcios e algumas disputas de bens, onde seria aplicada a “sharia”, tendo o cidadao o direito de optar pelo seu tribunal favorito.
(pausa para reflexao)
O politicamente correcto da criatura apela a instauracao de um estado religioso para os cidadaos que o desejarem, com leis que nao emanam do parlamento mas de alguns caciques, um conselho de anciaos (ninguem sabe exactamente quem porque o islao esta tao dividido como a cristantade). Outros grupos religiosos poderao reclamar o mesmo direito, digo eu (Sir Rowan so’ esta’ preocupado com o islao), o que levaria a uma diminuicao dos processos, aliviando os tribunais. Sir Rowan e’ um genio incompreendido!
E’ ainda interessante notar o peso politico da personagem tendo em conta que os seus seguidores sao um grupo de viuvas velhinhas que gostam de se juntar para o cha’ e bolachas.

Link para o discurso do arcebispo via o seu proprio site:
http://www.archbishopofcanterbury.org/1575

Sem comentários: