quarta-feira, janeiro 16, 2008

Give a calculator to the man or better yet A BRAIN

"A série negra de previsões de inflação falhadas vem, pelo menos, desde 1998 (os dados consultados pelo PÚBLICO dizem respeito apenas à última década), quando a previsão foi de 2,0 por cento e a inflação real chegou aos 2,7. Nesse período, estiveram em funções executivas António Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates. O ano em que a diferença entre as previsões do OE e a realidade foram maiores foi 2001, quando os 2,8 por cento estimados vieram a trepar para 4,3 por cento, uma diferença de 1,5 pontos percentuais."

A saga dos malabarismos contabilísticos começou com o célebre atropelo numérico do PIB do então nosso primeiro "Enginheiro com Canudo Verdadeiro" Guterres. Este mau exemplo só poderia influenciar de forma drástica e negativa a evolução de Portugal. As criancinhas que já não iam à bola com a Matemática devem ter achado que esta não seria mesmo nada necessária. Seguiram-se duas pseudo-legislaturas, primeiro lideradas por um Durão que fugiu Mole, para não ter que fazer contas e depois por um Flopes que não deve saber o que significa a palavra Conta a não ser quando associada a um fio que se põe à volta do pescoço.
Agora apanhamos nos costados com este pseudo enginheiro da treta, um fala-barato que sai muito caro a quem, na realidade, tem que fazer contas todos os dias. E não são contas de trazer por casa meus senhores, são operações complicadas longe de aparecem nos compêndios mais "à frente" da Matemática, são as contas de Esticar e Apertar que fazem uso de operações lógicas à base de bandas gástricas.
Este quarto ministro Sócrates é um bairro de lata, so fala com lata, faz com lata, todo ele ferrugento, oxidado, eu digo : extingam-no, transformem-no num bairro social e enfiem-lhe lá para dentro um bando desses doutorados em Matemáticas Extremas para que lhe apertem as entranhas e mostrem que 1+1=2.
Talvez, então as inflações deixem de ser calculadas a jeito e passem a ser calculadas a rigor, desse do qual se diz grande paladino este quarto ministro do erro, da gralha, do tiro ao lado de alcochete.

3 comentários:

Anónimo disse...

este governo e' mais numerologia...
ainda nao li nenhuma resposta do governo mas antecipo a desculpa do preco do pitroil! 100 dolares o barril? nunca ninguem imaginava, ate' porque o iraque esta' quase pacificado,quase a atingir numeros de assassinios de uma favela do rio em dia de rusga policial

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a posta. Mais: cheira-me que todas as previsões relativamente à inflação são sistematicamente atiradas para baixo, conscientemente (por mais inconscientes que sejam, já deviam ter aprendido alguma coisa com a história recente, para além do facto de que é realmente impossível ter inflações baixas com o gasoil pela hora da morte).
Digo conscientemente porque dá sempre um jeitaço atirar para cima da mesa valores baixos quando se estão a negociar aumentos salariais. E se tem o poder de dizer "a negociação está fechada". E aqui temos uma fraude perpétua. Passados dois meses (o próprio calendário está do lado deles) vêm a conhecer-se os valores reais e, ups, afinal não era como prevíamos, mas já não há nada a fazer.

aalavic disse...

Yep, ainda hoje o bagãozinho confirmou isso mesmo, em directo na sic (se não me engano, as palavras foram "...todos os governantes sabem que as previsões são sempre feitas por baixo..."). Que lata!