"A série negra de previsões de inflação falhadas vem, pelo menos, desde 1998 (os dados consultados pelo PÚBLICO dizem respeito apenas à última década), quando a previsão foi de 2,0 por cento e a inflação real chegou aos 2,7. Nesse período, estiveram em funções executivas António Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates. O ano em que a diferença entre as previsões do OE e a realidade foram maiores foi 2001, quando os 2,8 por cento estimados vieram a trepar para 4,3 por cento, uma diferença de 1,5 pontos percentuais."
A saga dos malabarismos contabilísticos começou com o célebre atropelo numérico do PIB do então nosso primeiro "Enginheiro com Canudo Verdadeiro" Guterres. Este mau exemplo só poderia influenciar de forma drástica e negativa a evolução de Portugal. As criancinhas que já não iam à bola com a Matemática devem ter achado que esta não seria mesmo nada necessária. Seguiram-se duas pseudo-legislaturas, primeiro lideradas por um Durão que fugiu Mole, para não ter que fazer contas e depois por um Flopes que não deve saber o que significa a palavra Conta a não ser quando associada a um fio que se põe à volta do pescoço.
Agora apanhamos nos costados com este pseudo enginheiro da treta, um fala-barato que sai muito caro a quem, na realidade, tem que fazer contas todos os dias. E não são contas de trazer por casa meus senhores, são operações complicadas longe de aparecem nos compêndios mais "à frente" da Matemática, são as contas de Esticar e Apertar que fazem uso de operações lógicas à base de bandas gástricas.
Este quarto ministro Sócrates é um bairro de lata, so fala com lata, faz com lata, todo ele ferrugento, oxidado, eu digo : extingam-no, transformem-no num bairro social e enfiem-lhe lá para dentro um bando desses doutorados em Matemáticas Extremas para que lhe apertem as entranhas e mostrem que 1+1=2.
Talvez, então as inflações deixem de ser calculadas a jeito e passem a ser calculadas a rigor, desse do qual se diz grande paladino este quarto ministro do erro, da gralha, do tiro ao lado de alcochete.
3 comentários:
este governo e' mais numerologia...
ainda nao li nenhuma resposta do governo mas antecipo a desculpa do preco do pitroil! 100 dolares o barril? nunca ninguem imaginava, ate' porque o iraque esta' quase pacificado,quase a atingir numeros de assassinios de uma favela do rio em dia de rusga policial
Completamente de acordo com a posta. Mais: cheira-me que todas as previsões relativamente à inflação são sistematicamente atiradas para baixo, conscientemente (por mais inconscientes que sejam, já deviam ter aprendido alguma coisa com a história recente, para além do facto de que é realmente impossível ter inflações baixas com o gasoil pela hora da morte).
Digo conscientemente porque dá sempre um jeitaço atirar para cima da mesa valores baixos quando se estão a negociar aumentos salariais. E se tem o poder de dizer "a negociação está fechada". E aqui temos uma fraude perpétua. Passados dois meses (o próprio calendário está do lado deles) vêm a conhecer-se os valores reais e, ups, afinal não era como prevíamos, mas já não há nada a fazer.
Yep, ainda hoje o bagãozinho confirmou isso mesmo, em directo na sic (se não me engano, as palavras foram "...todos os governantes sabem que as previsões são sempre feitas por baixo..."). Que lata!
Enviar um comentário